22 de April de 2020

Orientações para um plano de estudos de concursos

Você sabe quais as principais orientações para um plano de estudos de concursos? Confira aqui neste artigo.

Passar em um concurso público é o sonho de muitas pessoas, no entanto, mesmo que as vagas de concursos não são abertas anualmente.e você pode verificar de perto todas as informações em site de rateio de concursos, é preciso se preparar com esforço e dedicação para obter boas notas nas provas aplicadas e conquistar a sua vaga.

Confiram a seguir como se preparar com as orientações para um plano de estudos para concursos:

Analise seus hábitos de estudo e estilo de aprendizagem

Pense no que funciona e no que não funciona para você. Você é capaz de estudar por longos períodos de tempo, uma ou duas vezes por semana ou é mais eficaz se você estudar à noite por 2 horas? Você é mais produtivo em uma determinada hora do dia? Você retém melhor o conteúdo se estuda um assunto imediatamente após a aula do curso online, ou precisa de uma pausa primeiro?

Planeje quanto tempo você precisa estudar diariamente  

Após definir o seu nível de produtividade, é importante estabelecer um horário específico para estudo. Por exemplo, se você vai estudar 6 horas por dia, separe 1 hora para revisão e 1 hora para resolução de exercícios.

Desenvolva um cronograma de estudos

Agora que você entende quanto tempo precisa para estudar, adicione suas sessões de estudo ao seu calendário como quaisquer outros compromissos. Isso garante que você lembre de que esse é um tempo reservado especificamente para o estudo.

Planeje qual assunto você estudará em determinado dia, para garantir que você está dedicando tempo suficiente a cada assunto. Por exemplo, segundas e quintas  podem ser reservadas para matemática, enquanto terças e sextas ao português.

Realize provas dos concursos anteriores

Realizar provas de concurso público dos anos anteriores é importante para ajudar a colocar em prática o conhecimento adquirido, treinar o formato da prova, e identificar seus pontos fracos para melhorá-los. Tente fazer no mínimo duas provas por mês.

Lembre-se de fazer pausas

Se sua programação incluir longas sessões de estudo de várias horas, faça breves intervalos de vez em quando para se alongar, se hidratar e descansar sua mente. Isso manterá seu cérebro fresco e ajudará a evitar que você se sinta sobrecarregado.

Agende um horário para outras atividades

Ao cumprir um horário equilibrado, sua mente ficará mais receptiva durante o tempo dedicado ao estudo. Se você agendar vários longos dias seguidos de estudo, ficará desanimado e tentado a desistir. É recomendável que você agende um horário para atividades não intelectuais, como exercícios, hobbies e socialização.

Manter a responsabilidade

Algumas pessoas acham útil estudar com um parceiro, pois ele fornece responsabilidade, além de oportunidades para discussão e colaboração. Ao criar seu plano de estudo, verifique com outros colegas para determinar se você pode coordenar as sessões de estudo.

No entanto, se você tende a socializar mais do que estudar quando está perto de outras pessoas, siga um plano de estudo independente. Se você tem um parceiro de estudo, verifique se é alguém com quem você provavelmente permanecerá na tarefa.

Avalie seu plano de estudo e ajuste conforme necessário

Seu plano de estudo tem como objetivo ajudá-lo a ser mais eficiente e produtivo para obter um bom desempenho na prova para concursos públicos.

Se você achar que não está funcionando, não desanime. Não há problema em fazer alterações ao descobrir o que funciona melhor para você.

SHARE:
Saúde e Emagrecimento 0 Replies to “Orientações para um plano de estudos de concursos”