18 de March de 2020

Estou grávida?

Posso estar grávida e ainda menstruar?

As mulheres grávidas podem ter algum sangramento irregular leve durante a gravidez , mas não deve ser como um período “normal”. Algumas mulheres podem confundir isso durante o período menstrual, porque muitas vezes isso ocorre exatamente quando ela esperava o período normal.

O sangramento ou manchas irregulares que podem ocorrer durante a gravidez geralmente são de cor marrom escuro ou rosa claro. Não deve haver sangramento suficiente para encher almofadas ou tampões por alguns dias. Se você estiver sangrando o suficiente para encher absorventes e tampões, isso seria uma boa indicação de que você provavelmente não está grávida. Saiba mais sobre engravidar durante o período menstrual .

E se eu tiver um teste de gravidez positivo e começar a sangrar?

Cerca de 25 a 30% das mulheres grávidas sofrem algum tipo de mancha ou sangramento no início da gravidez . Isso pode ser resultado de muitos fatores diferentes, incluindo sangramento no implante, infecção, irritação cervical,  gravidez ectópica ou um  aborto espontâneo .

Muitas mulheres que têm esse sangramento leve passam a ter uma gravidez normal e bebês saudáveis. Cerca de metade das mulheres que sofrem de algum sangramento leve passa a ter um sangramento mais intenso que acabará por resultar em aborto.

Infelizmente, não há como prever se o sangramento vaginal progredirá ou não para o aborto. Se você tiver um sangramento leve que continua a ficar mais pesado, acompanhado por cólicas dolorosas  , dores nas costas ou facadas, procure um médico imediatamente.

Se você perceber algumas manchas muito leves que desaparecem, certifique-se de compartilhar isso com seu médico, para que ele fique totalmente informado de tudo o que está ocorrendo durante a gravidez.

Tire suas dúvidas agora mesmo nos Fóruns gratuitos

E se eu tiver sintomas de gravidez seguidos de um período intenso?

Se você estiver com sintomas que possam indicar gravidez e fez você pensar que pode estar grávida, mas depois tiver um sangramento intenso, procure um médico o mais rápido possível. Isso pode ser causado por um desequilíbrio hormonal, uma infecção ou um possível aborto.

E se eu notar algumas cólicas durante a gravidez?

As mulheres grávidas podem ter cólicas leves no início da gravidez. A cãibra geralmente é como cólicas menstruais leves na parte inferior do abdômen ou de um lado ou de outro. Geralmente, é o resultado de todas as alterações que ocorrem no útero quando o óvulo implantado começa a crescer e se desenvolver. Além disso, um cisto, chamado cisto do corpo lúteo, pode se desenvolver no ovário durante a ovulação .

Esse cisto se forma no local do ovário onde o óvulo sai antes de fazer sua jornada para o útero. Em seguida, produz progesterona até a placenta se formar o suficiente para começar a produzir sua própria progesterona. O cisto pode causar algum desconforto para as mulheres no início da gravidez.

A data exata da concepção pode ser determinada com precisão?

Muitas mulheres têm dúvidas sobre a data da possível concepção e, infelizmente, nem sempre é fácil descobrir isso. A suposição é que, se uma mulher tiver ciclos menstruais bastante regulares , ela estará ovulando durante um determinado período do mês.

Ovulação é o momento em que a concepção pode ocorrer, porque é quando um ovo é disponibilizado. O problema é que a maioria das mulheres não ovula em uma data exata a cada mês, e muitas mulheres têm um dia de ovulação diferente de mês para mês.

Se você também levar em conta que o esperma pode viver no corpo 3-5 dias após a relação sexual , isso pode dificultar a concepção.

A maioria dos médicos usa o primeiro dia do último período (DUM) e as medidas de ultrassom para medir a idade gestacional de um bebê e determinar quando o bebê foi concebido. Mas essas são apenas ferramentas usadas para estimar as datas – é muito difícil dizer qual é a data exata da concepção.

A maioria das pessoas não percebe que os ultrassons podem demorar até 5 a 7 dias no início da gravidez e até algumas semanas se os primeiros ultrassons forem realizados no segundo trimestre ou mais além .

As datas de vencimento não são uma ferramenta precisa para determinar a concepção, pois também são apenas uma data de estimativa (apenas 5% das mulheres dão à luz nas datas de vencimento). Se você está buscando a data estimada da concepção por motivos de paternidade e a relação com dois parceiros diferentes ocorreram dentro de 10 dias um do outro, recomendamos que o teste de paternidade seja realizado; esse teste pode ser feito durante a gravidez e após o nascimento do bebê. É a única maneira de saber com precisão quem é o pai.

Se eu tiver um teste de gravidez negativo depois de ter perdido a menstruação, isso significa que não estou grávida?

Um resultado negativo pode significar que você não está grávida, fez o teste muito cedo ou fez o teste errado. Os testes de gravidez variam em termos de sensibilidade (em quanto tempo eles podem detectar o hormônio hCG) e você pode não ter dado ao seu corpo tempo suficiente para produzir hormônios hCG suficientes que aparecerão no teste.

Além disso, se você deixar um teste por muito tempo (após as instruções na caixa informarem), o teste será inválido. É melhor seguir as instruções e aguardar até que você tenha perdido um período antes de fazer o teste. Algumas mulheres aparecem com precisão em um teste no dia em que perdem um período, enquanto outras podem não aparecer positivas até 3-4 semanas após um período faltado.

Encorajamos as mulheres a testarem após um período perdido se o resultado for negativo, espere uma semana e teste novamente se um período normal não tiver começado.

SHARE:
Sem categoria 0 Replies to “Estou grávida?”