2 de August de 2021

7 dicas para registrar fotos noturnas

As fotos noturnas são um grande problema para os fotógrafos, sejam amadores ou profissionais. Entretanto, com o auxílio de algumas dicas, é possível fazer bons registros de fotos noturnas. 

Dicas para tirar boas fotos noturnas

As fotos noturnas, assim como outras áreas de fotografias, como a fotografia de gastronomia ou de produtos, dependem da aplicação de algumas dicas e técnicas para alcançar bons resultados. 

 

Quando o fotógrafo sabe registrar imagens noturnas, é possível criar cenas incríveis da natureza, inclusive aquelas que o olho humano não é capaz de captar. Mas assim como em qualquer outro setor de fotografia, é complicado fazer bons registros noturnos. 

 

Para dar seus primeiros passos na área de fotografia, o primeiro passo é conhecer as principais técnicas sobre ela. Uma delas envolve fazer bons registros de fotos noturnas, principalmente se você é iniciante. 

 

Então, confira a seguir, algumas dicas para fazer registros noturnos incríveis!

1. Utilize o modo manual da câmera

A primeira dica para fazer registros incríveis durante a noite é ligar o modo automático de sua câmera. Entretanto, para alcançar bons resultados, é necessário compreender como algumas funções de sua câmera funcionam. 

 

Para que suas fotos noturnas sejam boas, as funções como o diafragma, o obturador e o ISO devem ser usados. Quanto menor for o valor de ISO, melhores serão os resultados e resolução de suas imagens. Claro que isso vai depender do cenário que a foto está sendo registrada. 

 

Os fotógrafos também precisam ter cuidado com a velocidade do obturador. Para que as suas imagens noturnas saiam com a melhor qualidade, é recomendado o uso de longas exposições. Portanto, a velocidade do obturador deve ser lenta.

 

Além disso, é importante que o fotógrafo evite mais de 30 segundos de exposição, pois isso diminui a taxa de ruído.

2. Invista em um controle remoto ou temporizador

Uma ótima opção para suas imagens noturnas é o investimento em um controle remoto ou temporizador, mesmo se você estiver utilizando um tripé. 

 

Pois, somente o tempo de apertar o botão do obturador, já é o suficiente para que a foto saia com alguns borrões.

 

Uma ótima maneira de fazer registros noturnos é posicionar a sua câmera no local desejado, colocar o seu temporizador em 5 segundos, acionar o botão do temporizador e, depois, se afastar do equipamento. 

3. Cuidado com o uso do flash

Mesmo que a maioria das pessoas acreditem que o flash compense a falta de luz do ambiente, isso nem sempre é verdade. Na verdade, o uso dele só é recomendado em fotos noturnas de curta distância. 

 

Isso porque, como o flash não possui um longo alcance, ele pode acabar tirando o efeito cênico das paisagens que você está registrando. 

4. Cuidado com o balanço do branco

No momento em que estiver escolhendo o balanço do branco para a sua imagem, leve em consideração os seguintes pontos:

 

  • A presença de luz artificial no local;
  • O estágio em que a lua se encontra.

 

Quando a lua está em seu modo nascente, a luz que é emitida dela é mais quente do que quando ela está cheia. 

 

Portanto, é fundamental que o fotógrafo teste as tonalidades do branco. É comum que os valores sejam em torno dos 3.500 a 5.000 kelvin.

5. Conheça o local em que a foto noturna será registrada

Para não se deparar com nenhum imprevisto no momento que for tirar a sua foto noturna, é essencial conhecer o ambiente em que o registro está sendo feito. O fotógrafo também deve tentar encontrar os melhores locais para suas fotos noturnas.

 

Lembre-se que a sua segurança deve estar sempre em primeiro lugar. Portanto, não deixe de levar os seus equipamentos e tome cuidado para que sua sessão não se torne algo frustrante. 

 

O fotógrafo também deve redobrar a sua atenção, mantendo os seus equipamentos sempre ao seu lado. Essa é a melhor maneira de encontrá-los no momento que a sessão seja finalizada.

6. Seja criativo

Para registrar as suas fotos noturnas, é importante que o fotógrafo utilize a criatividade ao seu favor. Uma ótima maneira de liberar o seu lado criativo é criar alguns efeitos de luz durante os registros. 

 

Uma ótima opção para isso é usar lanternas, lembrando de usar outros ângulos, sempre levando em consideração como a luz se comporta. Enfim, existem várias maneiras para você se divertir e criar bons momentos. 

7. Esteja atento ao clima e planeje-se!

A última dica, mas não a menos importante, é se planejar previamente para a sua sessão noturna. Crie uma lista com todos os equipamentos que você vai utilizar e lembre-se de checar tudo antes de sair de casa.

 

Também é importante que o fotógrafo confira como está a previsão do tempo para aquele dia. Essa é a melhor maneira de evitar a frustração de estar com os equipamentos corretos, mas o tempo não é o mais indicado para seus registros. 

SHARE:
Sem categoria 0 Replies to “7 dicas para registrar fotos noturnas”